segunda-feira, 11 de julho de 2016

Indicação bibliográfica: Penal, Constitucional e Literatura.

Já me pediram indicação bibliográfica de alguns temas.

Hoje, indico o livro que muito me ajudou sobre o tema da teoria da imputação objetiva em Direito Penal, que é o livro do Luíz Greco "Um panorama da teoria da imputação objetiva".

É um livro bem fino e didático. Lembro que eu o li e entendi ao menos institutos básicos dessa teoria, como as "ações neutras" para o Direito Penal. Ele me foi indicado pela minha amiga Bianca, que era minha chefe na PR/MT, e ele me ajudou muito em segundas fases de concursos.

Eu fiz o resumo desse livro e sempre o lia antes de algumas provas para relembrar alguns assuntos. Vou disponibilizar o resumo aqui? Não, porque o livro é bom, o meu resumo era só à mão e tenho preguiça de digitá-lo.

 A segunda recomendação é sobre o tema "jurisdição constitucional". Li o livro do Sarmento já este ano, sem estar inscrito em nenhum concurso (amém, Senhor!) e eu pensei: "se tivesse lido antes, talvez teria ido melhor no MPF".

O livro se chama "Jurisdição constitucional e política" e o Daniel Sarmento é o coordenador. Tem artigos do Barroso, Fux, Marcelo Novelino, Marrafon, Ana Paula de Barcellos e Gustavo Binenbojm -logo se percebe que muitos são da UERJ.

Eu gostei muito do livro e o recomendo.

Ah, não tô ganhando nada pelo marketing. Mas uns amigos me pediram recomendações de livros mensais e vou disponibilizar os que estou lendo.


Por fim, a recomendação literária: Aldous Huxley - Admirável mundo novo. Eu o li voltando de Cuiabá a Colniza, em um voo, e foi uma ótima experiência. Ele se aproxima do livro 1984 do Orwell e é um indicativo para quem teme algumas manobras estatais que tolhem a liberdade do cidadão.

Abraços a todos!

5 comentários:

  1. Vinícius, excelente post, achei muito bacana a iniciativa de indicações bibliográficas periódicas e temáticas! Comprei o "Um panorama da imputação objetiva" depois do seu post de bibliografia (a professora Ana Paula também recomendou muito no Ênfase!), esperando chegar. O Jurisdição constitucional e política havia comprado há 2 meses, depois de ler o Direito Constitucional do Sarmento, comprei tudo dele (o mais recente, Dignidade da pessoa humana, chegou ontem!).

    Por grande coincidência, domingo comecei o Admirável mundo novo, para continuar quando tiver um tempinho no cronograma dos concursos hahahahaha

    No aguardo das próximas recomendações!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Depois conte o que achou do Huxley. Continuarei sim postando indicações, pode deixar!

      Abraço.

      Excluir
    2. Ah, e realmente os livros do Sarmento são ótimos! Dá um panorama muito bom na nossa atuação.

      Excluir
  2. pois é, minha duvida reside exatamente neste ponto sobre os livros, porque para o MPF realmente Daniel era a primeira escolha, mas ele saiu da instituição, entao se a examinadora de constitucional for a mesma, eu ate acredito que Daniel seja recomendado, porem, se houver mudança de banca entao.....acho que teremos que trocar de livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue com o Daniel. Ainda que ele tenha saído, ele é um dos melhores do Brasil e isso não muda nada no concurso. A banca nunca teve predileção por autores do próprio MPF não, ao menos é o meu ponto de vista, mas sim por bons autores.

      Se mudar de banca, ainda assim eu continuaria a estudar por ele. Não se preocupe com mudanças de bancas, mas sim com quais autores bons você estuda e cita na sua prova. Acho que é mais importante.

      Excluir