sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Próximo concurso MPF - 29 CPR.

Aos que almejam ser Procurador da República, o 29 CPR está bem aí (CSMPF aprovou ontem as datas e a objetiva será em novembro, confira a notícia aqui).

Óbvio que bate aquele desespero, mas cabe a cada um ver seus pontos fracos e fortes e focar nessa primeira fase (que eu acho a mais difícil de passar). 

Para quem está sem norte ou quer dar um gás, há bons cursos preparatórios para a primeira fase cujo corpo de professores contém vários colegas do 28CPR e de concursos anteriores:

Edital esquematizado do Eduardo Gonçalves (você encontra aqui).

Curso Top Juris com meus colegas do 28 CPR (aqui).

Curso CEI Reta Final (aqui).

Curso Ênfase (aqui).

 Não estou ganhando nada para fazer esse jabá, mas acredito que quem está sem suporte pode se beneficiar do conhecimento daqueles que já enfrentaram esse caminho.

Quem não tiver dinheiro, não se desespere e não transforme  fazer cursos na imprescindível terceira perna (Clarice Lispector já abordou isso em Paixão segundo G.H.). Corra atrás e faça todas as provas anteriores (TODAS PFVR) e já veja quais matérias tem que focar.

É isso! Abraços a todos. :D

29 comentários:

  1. Vinicius, vou fazer, mas sem expectativas ou esperanças. Passei uns anos sem estudar, pois havia passado em um outro concurso da área jurídica. Estou tentando engrenar nos estudos desde janeiro, mas, por causa de problemas pessoais que atrapalham muito, ainda não deslanchei. Para gente como eu, o que você recomendaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel, tudo bem? Sabe quando eu senti que estava deslanchando? NUNCA! ahhahah Sério mesmo, nunca tive essa sensação. Lembro quando estava passando em alguns concursos seguidos, em algumas segundas fases e pensava: agora sim que vão ver que não sei nada. Não se preocupe com essa sensação não! O que tem que fazer é domá-la e seguir em frente. Eu te recomendo fazer todas as provas do MPF anteriores e analisar criticamente o edital e perceber o que cai bastante, o que não cai, o que você é fraca e focar nisso. Faça as provas e se conheça! :D

      Excluir
    2. Vc é dez!!!!!!!!!!!!! Realmente nao tem como se sentir seguro a ponto de saber que a aprovação é garantida.

      Excluir
    3. Muito obrigada pela força! É muito bom receber esse apoio.

      Excluir
  2. Eminente Professor, boa noite!

    Por favor, acerta da relevância das duplas (Penal e Processo Penal) x (Civil e Processo Civil),
    especificamente para o MPF, é possível apontar que uma dupla seria mais relevante que a outra? Ou ambas tem a mesma profundidade na exigência?

    Muitíssimo obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinícius! Infelizmente ainda não sou professor não :D

      Então, acho que não dá não. Na exigência, acredito que penal e processo penal sejam cobradas com profundidade. Mas quem mais reprova é civil e proc civil na segunda fase. Eu não creio que exista alguma com relevância maior não.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Vinicius, eu tenho acompanhado seu blog desde o dia que virei sua fã, baixei o santo graal por meio do seu link, mas o de direito civil está corrompido desde o origem. Será que você pode me repassar apenas esta parte do santo graal: Direito civil? Se for possível deixo desde já meu e-mail: andreasmuniz77@gmail.com. Grata pela ajuda ou pela recusa, caso não seja possível.Abraços e kotobuki sempre!

    ResponderExcluir
  4. Vinicius poderia fazer algumas postagens com dicas de preparação para a primeira fase? Grato. Parabéns pelo blog!

    Thiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Thiago. Eu já meio que coloquei como me preparei nos posts anteriores, em especial o minha trajetória. Se fizer um outro, ficará repetitivo. O edital mudou em alguns pontos, mas cabe ver o que mudou e focar nos pontos fracos. Minha dica seria que você faça todas as provas anteriores. :D

      Excluir
  5. Vinícius, tudo bem? Afinal, quantas vagas serão providas com o 29 CPR? Seriam 83 (edital) - 73 (aprovados do CPR 28) = 10?
    Ou seriam as 83 do edital de abertura do 29?
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece-me que são 10. Só que serão nomeados todos os que passarem, pois houve a criação de cargos já em 2015.

      Olhe esta lei: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12931.htm

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta! Acredito que o horizonte seja favorável!

      Excluir
  6. Oi Vinícius, tudo bem?
    Meu sonho é o MPF mas ainda estou na faculdade.
    Queria fazer a prova como ¨treineira¨, só para já sentir a pegada, mas ao finalizar a inscrição diz que concordo que já sou graduada, sob os termos da lei. Será que tem problema fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¨No ato da efetivação da inscrição preliminar, perante a Procuradoria da República, o candidato firmará declaração nos termos que se segue:
      Declaro, sob as penas da lei, que sou bacharel em Direito e que atenderei, até a data da inscrição definitiva, à exigência de 3 (três) anos de atividade jurídica exercida exclusivamente após a obtenção do grau de bacharel em Direito¨

      Eu achei que somente na inscrição definitiva isso seria necessário.
      Pode me ajudar?

      Excluir
  7. Pode fazer sem medo!

    :-)

    já vai preparada e com pensamento positivo.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada! ☺️ Deixo-lhe como sugestão uma postagem com indicações sobre bibliografia, principalmente para o certame do MPF.
    Você é sempre muito solícito, obrigada mais uma vez em responder! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá aqui, ó: https://iudexsapiens.blogspot.com.br/2015/11/bibliografia-mpf.html

      Excluir
  9. Vinícius, bdia. Se vc. conhecer, poderia me dar sua opinião acerca do material vendido pelo site www.meuesquematizado.com.br? Obg. Abc. Evandro (enobre@uol.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Evandro. Não conheço esse material. Logo, não sou capaz de opinar. :D

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Ola Vinícius, qual a forma de ingressar na turma do Santo Graal? Procurei muito por informações para o Santo Graal 29 e não encontro na internet. Vc tem conhecimento? Obrigado e parabéns pelas informações.

    Rodrigo (rdprado26@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Rodrigo, tudo bem?

      Então, o graal é feito por aqueles que passaram na prova subjetiva e estão na oral. Então uma forma de ingressar na turma é passar na objetiva e subjetivas.

      :D

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paola, você já analisou o graal? Pois, como eu disse no post, ele foi feito para a oral do 28CPR, momento em que o CPC novo ainda não tinha vigência.
      O próximo será antes da oral do 29CPR.

      Abraço!

      Excluir
  13. Olá Vinícius, tudo bem? Gostaria de saber se há possibilidade de conseguir o Santo Graal do CPR 29? Desde já, muito obrigada. angelalimajur@yahoo.com.br

    ResponderExcluir