terça-feira, 16 de agosto de 2016

Actio popularis em Direitos Humanos.

  Não, actio popularis não é um feitiço de Harry Potter (quem é fã, recomendo o último livro Cursed Child. Li nas férias e é ótimo!), mas sim um instituto aplicável à matéria de Direitos Humanos.


  Em uma forma simples e traduzida ao nosso idioma, é a ação popular. Todavia, no âmbito da proteção internacional de direitos humanos, actio popularis ou actio publica significa a possibilidade de qualquer Estado acionar determinado Estado-infrator para a proteção de interesses considerados essenciais à comunidade internacional.


  Segundo André de Carvalho Ramos, em seu livro Processo Internacional de Direitos Humanos, foi no caso Barcelona Traction que a Corte Internacional de Justiça reconheceu a existência de obrigações erga omnes que, se violadas, legitimariam todos os Estados da comunidade internacional a acionar o Estado-infrator perante aquela Corte.


  Ainda que possível, verifica-se que os Estados são cautelosos de utilizarem desse instituto, uma vez que pode surgir o efeito bumerangue, ou seja, o Estado-réu pode vir depois a indicar o Estado-autor como futuro réu.


   Pelo autor, não basta aceitar o conceito de actio popularis para evitar o abuso de direito por parte de Estados poderosos. É necessário que haja um órgão independente ou mesmo o indivíduo (vítima) apto a exercer em paralelo a ação judicial.


  Por fim, a actio popularis é prevista na Convenção Americana de Direitos Humanos e na Convenção Europeia de Direitos Humanos.

3 comentários:

  1. Esse tema tem tudo pra ser questionado por Denise! Valeu, Vinícius! Não esquecerei mais!

    Raphael

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! Cheguei aqui procurando o tema para entender um artigo de acesso à justiça e direitos humanos na corte européia de DH, mas como você fala de Cursed Child, deixo a dica da série "James Potter" feita por um fã, que ganho bastante destaque! Pega uns conceitos desses de pós-verdade, cria uma escola nos EUA e faz uma lambança legal, diferente dos da J.K. Rowling, mas divertido de ler! http://www.jamespotterseries.com/muggle_index.html (infelizmente o autor parece ter abandonado o projeto)
    Abs e obrigado pela ajuda,

    Gabriel Riva
    (mestrando em sociologia & direito pela UFF, assessor jurídico do MPRJ e membro do coletivo HCRJ)

    ResponderExcluir