quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Santo GRAAL do MPF - 27CPR, 28CPR e Vitaminado.

WTF is GRAAL? Eu pensei quando comecei a estudar para concursos.

Para quem não sabe, o GRAAL do MPF é um resumo feito pelos aprovados no 24º CPR (creio eu) e que, desde então, vem sendo atualizado por aqueles que passaram da primeira fase para a segunda ou da segunda para a oral do  concurso do MPF.
  
Várias pessoas me perguntaram sobre o Graal do MPF, se eu sempre lia e estudava por ele -e se eu tinha o link para baixá-lo.

  Na verdade, utilizei os Graal só depois de ter passado na segunda fase e para relembrar alguns conceitos e detalhes.

  O Graal do 28º CPR NÃO serve para estudo nem da primeira e nem da segunda fase. Nós, ao fazermos, decidimos enxugar o máximo e deixar os conceitos para a nossa prova oral.

  Contudo, o Graal Vitaminado, feito pelo meu colega Igor (o mais novo do meu concurso, espelhem-se nele!), ajudou muito, porque ele, além de ter revisado as matérias, colocou a jurisprudência atualizada e aprofundou bem nos temas dos pontos do edital.

  Eu usei o Graal vitaminado em processo penal, especialmente, o que me ajudou muito.

  Aqui, você baixa o Graal do 27 CPR, completo.

  Aqui, o Graal do 28 CPR.

  E aqui, o Graal Vitaminado do meu colega Igor.

  Abraços a todos!

  Dedicação especial ao Igor, que deixou eu postar o Graal por ele feito.

:D

97 comentários:

  1. Boa. Vou encaminhar para minha gf.

    abraços Vini!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encaminha sim! Se ela precisar de algo a mais, fala para ela me mandar um whats! :D

      Excluir
    2. Vc poderia mandar Santo graal os três pra mim, por favor não consigo baixar . fabiolaconcursos2015@gmail.com
      Muito obrigada


      Excluir
    3. Vinicius...boa noite...muito bom o material...mas o graal vitaminado não está atualizado com o novo cpc...é possível encontrar o graal atualizado???

      Excluir
  2. muito obrigado pela ajuda, agora bora complementar os estudos!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Dr. Vinicius! Terminei a faculdade dezembro passado. Agora foco total!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Tome esse tempo de atividade jurídica para focar e estudar. Vai dar tudo certo!

      Excluir
  4. Prezado, obrigado por compartilhar este material conosco. Você teria, por acaso, os resumos do trf1? Gostava muito de estudara por eles mas a minha versão já está bem desatualizada. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, tudo bem? O do trf1 eu não tenho. Uma vez ajudei a atualizar, mas isso em 2013. Nunca mais atualizei nada de resumos do trf. =D

      Excluir
  5. Meu amigo... te daria um beijo na boca como agradecimento hahaha Me senti o Robert Langdon achando o Santo Graal de tanta felicidade hahahaha

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, Dr. Vinícius. O Graal Vitaminado serve como fonte de estudo para concurso (fase objetiva, por exemplo) como revisão?

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, tudo bom? Então, primeira fase eu focava mais na leitura de lei seca e jurisprudência. Acho que o graal, em especial o do 28, não serve para a primeira fase. Está mega resumido e acho que já tem que ter uma boa base anterior. Eu acredito que se passar na primeira fase só com resumo (e o graal é um resumo), vai acabar ficando na 2 fase por falta de fundamentação doutrinária.

      Excluir
    2. Talvez seja melhor deixar o Graal para revisar só pontos que a lei seca e a doutrina não abarcam. Por exemplo: regime de tropas estacionadas, ponto do direito internacional, dar uma lida antes da prova para ter uma leve noção só.

      Excluir
    3. Boa tarde Vinicius, otimo post. Em relaçao à dua resposta acima... Vc disse que para a primeira fase focou em lei seca e jurisprudencia. Ental como fez para ter uma boa base de fundamentaçao doutrinaria para a segunda fase?
      Sua resposta sera de grande valor.
      Desde ja agradeço.

      Excluir
    4. Oi, é que usei lei seca e jurisprudência só para focar e na reta final. Nunca larguei de estudar doutrina. Durante o estudo para a 2 fase, usei muita doutrina para estudar.
      Espero que tenha ajudado. Abraços. :D

      Excluir
  7. Olá Vinícius, estou na oral da PFN. Vc indicaria algum dessas edições do graal pra revisar pra prova oral? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Parabéns pela aprovação! 😊 Então, eu recomendo o graal do 27, por ser mais completo. Contudo, nas matérias que demandam maior aprofundamento na pfn, sugiro só olhar de relance e pegar outro material. Por exemplo, tributário não é tão cobrado no MPF quanto em seu concurso. Grande abraço e boa prova! Vai passar sim.

      Excluir
    2. Legal! Valeu pela dica e parabéns pelo site! Descobri agora, mas já deu pra ver a qualidade de seu conteúdo, vou recomedar! Abraço

      Excluir
    3. Ah, os textos da pasta do graal do 27 CPR estão todos intitulados como "vitaminado 28"... São os do 27 mesmo? Mais uma vez parabéns pelo trabalho

      Excluir
    4. Leandro, pode ficar tranquilo que são sim!

      Obrigado pelo parabéns!

      Excluir
  8. Vinícius, gostaria de deixar aqui os meus sinceros agradecimentos à você e ao Igor! Estou usando o material para agilizar os meus resumos (doutrina indicada + ênfase), ganhei muito tempo, já que o material é um condensado dos mais importantes livros pro MPF. As postagens, relatos e auxílios são de grande valia nessa caminhada!

    Grande abraço, parabéns pelas conquistas e pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  9. Olá Vinícius. Estou acompanhando o blog do Eduardo e vi esse post do Santo Graal. Tenho me dedicado a esse concurso, mas ainda estou no início dos meus estudos. Por favor, voc^tem mais dicas para quem também quer alcançar esse objetivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinícius gostaria tbm de suas dicas! Tem como postar no blog do Edu ?

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Você sabe onde encontro um resumo no estilo do Santo Graal, mas para MP/Magistratura estadual? Facilitaria bastante minha revisão e seria de grande valia. Grato, Luccas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luccas, tudo bem? Não sei se existe algum para magistratura estadual não, nunca utilizei nenhum para esse tipo de concurso. :D

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite! Ainda não consegui baixar, aparece a mensagem de que o arquivo atingiu o limite de downloads. Alguma sugestão de como fazer o download sem essa limitação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, acredito que tenha voltado o link para fazer download.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, Vinícius! Muito obrigada por disponibilizar o material. Uma dúvida, quando baixo o graal do 27º, vem arquivos com nome "vitaminado 28". Está certo mesmo ou houve algum erro? Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Acabei de baixar! Muitissimo obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Vinicius, desculpe a pergunta, qual a diferença do Santo Graal 27º, 28º e o vitaminado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? A diferença é que o vitaminado foi feito pelo Igor, meu colega, e os demais são respectivos aos concursos 27 e 28. Logo, o 28 é o último. :D

      Excluir
  18. Solange. Bom dia Dr.Vinicius.O que devo focar para a prova objetiva? estou começando agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Solange, tudo bem? Foque nos seus pontos fracos. Faça todas as provas anteriores, TODAS! Veja em qual matéria ou grupos você vai bem ou não e veja se consegue a pontuação mínima para passar em todos.

      Acho que é isso. Abraço.

      Excluir
  19. Vinicius, obrigada! Obtive algumas aprovações importantes esse ano e estou querendo aprofundar mais, já que o MPF é o meu objetivo final. Você disse em um post que para a primeira fase você só estudou lei seca e jurisprudência, foi isso mesmo? O Graal do 27 CPR não serve muito para a subjetiva, é isso? Ahhh, alguém vai postar um graal do Novo Cpc? OBRIGADA MAIS UMA VEZ. Que o universo continue conspirando ao teu favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Yara. Então, não foi só lei seca e jurisprudência, mas foquei nelas para a primeira fase sim. O Graal eu acho melhor para a segunda fase em pontos que não achamos em livros e que estamos otalmente perdidos. De resto, seguir da forma que você estuda mesmo. Acredito que o próximo graal só depois da aprovação da subjetiva do 29.

      Abraços!

      Excluir
  20. Poderia encaminhar o Santo graal os três mpf procurador da república, para meu email fabiolaconcursos2015@gmail.com
    Não consegui baixar muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Fabíola. Infelizmente não posso, por motivos de tempo mesmo. Tente novamente, às vezes o link retorna. Abraços. :D

      Excluir
  21. Bom dia! Muito obrigado pela atenção dispensada aos concurseiros. Gostaria de pedir a maior de todas as ajudas, você poderia disponibilizar seu quadro geral de horário de estudo? Esse é o maior calo, como dividir as matérias pelos dias da semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphael, vou ser sincero: nunca tive quadro de horário de estudos. Eu tinha um papel anotado a mão as seguintes informações:
      Segunda: constitucional e administrativo
      Terça: Penal e proc penal
      Quarta: Civil e proc civil
      Quinta: Tributário, financeiro e previdenciário
      Sexta: Internacional, financeiro e Ambiental
      Sábado: Sentença, econômico e consumidor
      Domingo: às vezes revisava algo e cinema!

      Excluir
  22. Vinicius, os arquivos de civil estão corrompidos...ou seja não abrem....

    ResponderExcluir
  23. Vinícius, como o Graal é um resumo dos livros cobrados pelo MPF para o CPR, o estudo do Graal substitui a leitura de livros e mais livros doutrinários exigidos pelo MPF? Em especial para o 29º e 30º CPR?

    Desde já agradeço!! Valeuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, na minha opinião não! JA-MAIS! O Graal é resumo feito por terceiros para relembrar conceitos antes da fase oral (última fase do concurso). Eu mesmo sempre estudei pelos meus cadernos e resumos dos livros que eu li, depois fui pegar firme no Graal para a segunda e terceira fases. Eu não recomendo trocar a leitura de um bom livro doutrinário por um resumo.

      Abraços! :D

      Excluir
  24. Olá Vinicius, boa tarde!!! Aqui é o Giovana Lacerda, sou Analista Judiciária e queria sua opinião rsrs. Estou fazendo um curso preparatório para a magistratura estadual e MP estadual, acontece que, embora o curso seja uma referência e por sinal muito booom.. não tenho o dia todo para estudar e tenho a impressão de que meus estudos não estão rendendo tanto como rendia quando eu lia meus livros, fazia rabiscos e grifos para depois revisar. Será que devo continuar o curso ou focar sempre na objetividade ? Não sei, pois alguns sites de dicas para concursos inclusive indicam em primeiro lugar um bom curso preparatório..O que você acha?



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giovana, tudo bem? Que pergunta difícil a sua, hein?! Olha, eu acho que você tem que saber o que é melhor para você, pois como depois irá lidar com coisas muito mais difíceis na sua carreira? Acredito mesmo que não há nenhuma fórmula mágica em concurso, a nao ser o estudar. De que forma irá estudar depende só de você. Sei lá, treine questões e veja se está rendendo mais estudando só com cursos ou só da sua forma. Eu sabia a que era melhor para mim (não irei te dizer para não te influenciar) e não me importava muito não com que os demais me falavam. Teve uma vez que escutei: "Nossa, fulano passou só escutando áudio livro, você deveria fazer isso" Só segui em frente e fiz do jeito que eu queria e do jeito que era melhor para mim. Seja confiante e faça do jeito que for melhor à sua cogniçao e seu horário. :D

      Excluir
  25. Meu caro. Parabéns. O mundo precisa de pessoas BOAS como você!!! Que Deus abençoe você,sua família e todos esses "monstros" que fizeram essa obra de arte. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  26. Olá Vinicius Alexandre, quero agradecer pela disponibilidade do material, confesso que venho tentando concursos na área jurídica e tenho obtido algumas aprovações, sou fascinada pela carreira do MPF, logo, modestamente, tenho atuado como advogada dativa pela Justiça Federal TRF5ª, e sempre me deparo com jovens procuradores super preparados na carreira. Muito obrigada por este material muito valioso...Deus continue vos abençoando e derrame sobre suas cabeças cada dia mais inteligência, sabedoria e discernimento para realizar o seu mister. Graça Lacerda/Campina Grande - /pb.

    ResponderExcluir
  27. Olá Vinicius,
    Puxa! muito bacana o material, obrigada por compartilha-lo.
    Você tem algum grupo de facebook ou whatsapp?
    Que a Paz de Deus esteja contigo e ilumine nossos caminhos e estudos!
    Tina Reis/Palmas/TO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Tina. Não tenho não. Bons estudos a ti também. :D

      Excluir
  28. excelente material!! Parabéns pela solidariedade!
    Entretanto, o senhor teria algum material atualizado em relação ao novo CPC? Esse tem sido meu maior tormento!
    grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não tenho, Matheus. Acredito que se você mesmo atualizar vai aprender muito mais e estudar o proc civil ao mesmo tempo. :D

      Excluir
  29. Matheus/CGB/MT
    matheuscaldasdavila@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Olá Vinícius, tudo bem?

    Obrigado pelo compartilhamento de material.
    Você acha que esse material pode ser usado para concurso de MP estadual? Pode me dar uma opinião já que você conhece o material e também já foi aprovado em concurso estadual...
    Obrigado mais uma vez.
    Sucesso na nova carreira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que náo, Alice. Melhor você estudar por doutrinas mesmo do que pegar um resumo que só foi feito para a prova oral do MPF. :D

      Excluir
  31. Bom dia Vinicius! Otavio aqui, Gostaria também de receber o material de estudos! Segue o email osrabello@gmail.com! A guardo desde já muito obrigado, e tenha um bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Otávio. Que material de estudos que você quer receber????? Porque o graal já está acima. :D

      Excluir
  32. Olá Vinicius, muito obrigado pelo blog. É muito bom. Obrigado também pelo compartilhamento do material.

    Se puder me esclarecer uma dúvida:
    Com o cronograma alterado, talvez dê para eu salvar alguma coisa rss..
    Comecei estudar especificamente para o MPF este ano. Antes era só cargos de servidor que prestava.
    Desta forma estou na metade das matérias principais (const, adm, civil, proc civil, penal, proc penal, int e humanos) algumas terminei, outras faltam um pouco mais.. Mas as demais nem relei nos livros. Entretanto, quero tentar passar nesse. Pensei em dar um foco no Graal. Vou complementar com lei seca, informativos e questões.
    Acha que devo me pautar pelo Graal do 27 ou o 28 vitaminado??

    Obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, depende do nível que você está nas matérias. Um é mais aprofundado que o outro, entáo depende do quando você quer se aprofundar para a prova. :D

      Excluir
  33. Não são todos que estão dispostos a ceder o tempo disponível, que hoje em dia é muito pouco e valioso, para ajudar pessoas que nem conhece.Estou pretendendo começar a faculdade de Direito em 2017 , já com foco no estudo para o concurso de Procurador do MPF.Apesar de não ter formação acadêmica nesta área, já estudei bastante a parte ligada aos concursos para Analista de TJ's, inclusive sou servidor do TJ/RJ.Você acha que devo começar a me preparar com as indicações de vocês , como os livros e cursos preparatórios? Já não sou novo como a maioria mas estou animado a batalhar por este sonho.Abração e Deus continue iluminando o seu caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma! Entre na faculdade e estude as matérias da própria faculdade. Algo como aproveitar o momento. Senáo voce vai ficar louco estudando coisas que ainda precisam de uma maturação necessária e estudos básicos. Primeiro faca seus estudos da faculdade da melhor maneira que você acha possível. Depois, durante os três anos de atividade, você foca no MPF. P.s.: essa é a minha opiniáo só. :D

      Excluir
    2. Valeu , Vinicius ! É sempre bom ouvir os mais experientes. A ansiedade tem que ser controlada mesmo.Obrigado pela dica.Abraços !

      Excluir
  34. Extremamente grata pelos excelentes materiais ! Vamos que vamos !

    ResponderExcluir
  35. queridos, alguém pode mandar para mim ? brunaveloso88@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Vinicius...boa noite...muito bom o material...mas o graal vitaminado não está atualizado com o novo cpc...é possível encontrar o graal atualizado???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, pois a prova oral foi feita antes do novo CPC.

      Que tal você atualizá-lo? Seria uma oportunidade de voce incrementar o estudo do CPC.

      :D

      Excluir
    2. Vinicius...posso atualizar uma parte do processo civil...e enviá-lo...mas tudo não terei tempo...

      Excluir
    3. Não! ehehheh Eu quis dizer para você atualizar para você mesmo, porque seria uma forma de você ir estudando. Não precisa me enviar nada não hahaha

      :D

      Excluir
  37. Dr. Vinicius, boa tarde! Gostaria de saber sua opinião: vou estudar pelo Graal. Qual devo estudar: o 27º, o 28º ou um "vitaminado" do Igor? Qual o sr. acha melhor, mais completo?

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Caro Vinicius, o Santo Graal Vitaminado pode ser usado nos concursos da Magistratura Federal? Em todas as fases da Magistratura Federal?
    Abraço

    ResponderExcluir
  40. Caro Vinicius, o Santo Graal Vitaminado pode ser usado nos concursos da Magistratura Federal? Em todas as fases da Magistratura Federal?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruno, tudo bem? Olha, ele é algo feito especificamente para a oral do MPF. :D

      Excluir
  41. Parabéns pelo blog Vinicius! Muito bom, estou conhecendo agora. Não consegui abrir os arquivos do graal, estão todos corrompidos. Poderia me enviar fazendo o favor? caioangra@hotmail.com
    Atualmente sou investigador de polícia, mas quero chegar a delegado ainda. Este ano tem concurso.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  42. Nossa!
    A sensação de estar nadando sozinho, no meio do oceano, e encontrar uma praia.
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir